Fundado em 2003 como coral da escola Projeto, passou em 2008 a ter a direção do músico e compositor Marcelo Delacroix, mudando o conceito de “coral” para “grupo de canto” e recebendo o nome SOL DE SI. O grupo é formado por 29 cantoras, reunidas para “cantar e ser feliz”!

A partir de 2022, o grupo de canto SOL DE SI passou a se reunir no Teatro do Museu do Trabalho, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre.

COMPOSIÇÃO FEMININA – a mulher na canção brasileira

“Quando cheguei no grupo, em março de 2008, ele já existia há 4 anos como Coral da Escola Projeto. E pelo interesse do grupo pelo canto na música popular, logo mudamos o conceito de coral para grupo de canto. Já em nossa primeira apresentação fomos batizados: SOL DE SI. “Porque o canto de vocês desperta a luz interior das pessoas.” E assim ficou. Nesses anos todos, seguimos nos encontrando semanalmente com o objetivo de “cantar e ser feliz”. E cantando músicas que amamos, vamos conhecendo melhor nossas vozes, sensibilizando a nossa musicalidade e aprendendo Música através do canto. Fizemos diversos shows em teatros da cidade e fomos criamos laços de amizade, parceria e um forte sentimento de união. Um dia, buscávamos inspiração para um novo projeto que nos encantasse, e a Verônica propôs montarmos um repertório só de mulheres compositoras da Música Brasileira. A ideia foi prontamente aceita pelo grupo! Era preciso então conhecê-las, para poder reconhecê-las e reverenciá-las. Nos lançamos num longo e prazeroso processo de pesquisa, com levantamento das compositoras, bate papos online com algumas delas; escuta, canto e escolha de repertório.

Quase 4 anos depois, quando o grupo completa 15 anos, o show finalmente chega ao palco apresentando esse recorte, bastante parcial e afetivo, da produção da mulher na Canção Brasileira, em 16 arranjos originais criados especialmente para o grupo. Sabemos que ficaram de fora muitos nomes que não caberiam no curto espaço de um show. Através dessa seleção, queremos estender nossa homenagem a todas as mulheres compositoras! E mais, a todas as mulheres.

Um agradecimento especial e parabéns a cada cantora do Sol de Si, pela dedicação, seriedade e alegria com que encararam o desafio dos arranjos e ensaios. Vocês são demais! Obrigado à produção, músicos e técnicos, pela paixão e competência em tudo. Obrigado a todos que colaboraram, e quem veio nos assistir!”

Marcelo Delacroix